quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Eleições Escolares


Uma das premissas do sistema educacional é de que o mesmo reza pela cartilha da democratização, ou seja, da abertura das instancias democráticas da escola.
No entanto, não é isso que vemos nos processos de eleições para diretores e vice – diretores regidos pela lei 7.983/2006. Há todo um processo que não é seguido, seja pela comodidade da comunidade escolar ou não; mas mesmo que assim não fosse, há vícios gritantes, como: a não convocação da comunidade para a escolha da comissão eleitoral; vicio nos editais que ficam a bel – prazer destas “comissões” que ora sim ora não, violam o principio da isonomia, entre outros; tornando o processo inviável da forma que deve ser.
Nesse contexto, cabe a uniformização por parte da Secretaria de Educação através de um sistema eletrônico, como acontece no estado de Mato Grosso, cuja vacância do cargo se dá pelo não atendimento a chamada das inscrições eletrônicas para o pleito. E, segundo um professor da rede pública estadual do referido estado, TODOS tem o direito de se inscrever e concorrer, desde os funcionários de serviços gerais até o mais alto grau de escolaridade. Isso sim, é o principio da democracia, pois restringir a entrada no processo de qualquer outro funcionário demonstra a falta de inclusão que a escola faz, em todas as áreas.
A cada ano são formadas miríades e miríades de professores e pedagogos, profissionais da educação que vão enfrentar a sala de aula; mas além disso, temos ainda técnicos administrativos com formação adequada ao quadro de docência e que podem muito bem desenvolver atividades relacionadas a isso. Estes podem contribuir – e muito – com novos projetos para a melhoria da educação.
Mas parece que a educação está engessada, não há perspectivas de evolução e isso faz com que a geração das novas ideias se perca, ou melhor, vão ficar acomodadas. Não havendo perspectivas para mudanças de paradigmas e isso entristece, porque sabemos (e reconhecemos) que a porta de entrada para a cidadania é a escola e ter opções de escolha, efetiva o processo educacional.







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